"Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, que cor era o meu cabelo, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma pessoa através da minha profissão: professora."

terça-feira, 20 de setembro de 2011

21 de setembro - Dia da Árvore

Como surgiu o Dia da Árvore?

A primeira data oficial foi o dia 22 de abril, escolhida pelo governo do Estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Esse dia era o aniversário de J. Morton, que foi um grande incentivador do plantio de árvores pela população. 


O Brasil contrariou o padrão internacional, quando o presidente Castelo Branco definiu, em 1965, que a "Festa Anual da Árvore" seria no dia 24 de fevereiro. Essa data foi escolhida porque era o início da época das chuvas na região Norte.

Hoje em dia, no Norte e Nordeste, a comemoração acontece na última semana de março e também no dia 21 de setembro, como no restante do país. O Dia da Árvore em 21 de setembro foi escolhido porque ele antecede o início da Primavera no Hemisfério Sul, no dia 23 de setembro.
 (FONTE: http://espacoparasonhar.blogspot.com/2007/09/dia-da-rvore-21-de-setembro.html)

No Brasil, dado oficializado pela PORTARIA IBAMA 37-N/92 existem muito mais de 50 espécies ameaçadas de extinção, um dado alarmante.

Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados. 

Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros. 

Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.

Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva.

(FONTE: http://www.cnpm.embrapa.br/campo/arvore.html)



Fonte do blog: http://ecomeninas.blogspot.com/2010/09/dia-da-arvore.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário